Coordenador : Rodrigo Delpupo Monfardini
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390254.2199.163285.24022023
Departamento/Setor: CEC
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do presente projeto de extensão compõe-se predominantemente de estudantes de graduação e pós-graduação, tanto internos à UFF, quanto de outras instituições universitárias, mas também aberto ao público em geral.
Local de atuação: UFF/Plataforma digital.
Objetivo
O objetivo da ação proposta é apresentar e fomentar o debate da teoria da crítica da economia política a partir da linguagem artística, mais acessível do que a linguagem puramente teórica.
Resumo
O objetivo da ação proposta é apresentar e fomentar o debate da teoria da crítica da economia política a partir da linguagem artística, mais acessível do que a linguagem puramente teórica. Nesse sentido, serão debatidas com o público-alvo obras de literatura e cinema que contribuam para o entendimento da crítica da economia política, principalmente no que diz respeito ao contexto de surgimento dessa teoria, marcado pela transição para o capitalismo no mundo ocidental. O enfoque, nesta ação, é o debate sobre diferentes projetos de sociedade que ocorre na literatura russa, inglesa e francesa do século XIX, debate do qual serão tomados como representantes Fiódor Dostoiévski, Nikolai Tchernichévski, Ivan Turgueniev, Charles Dickens, Honoré de Balzac e Émile Zola. De modo acessório, serão utilizados para fomentar o debate textos de comentadores como o crítico literário Gyorgy Lukács e os historiadores Marshall Berman e Eric Hobsbawm.